Chegou a hora de mudar a forma de ver as coisas
- Danielly Pinotti
- 26 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Costumamos subestimar o poder do nosso eu interior, mas é de extrema importância entender que aquela conversa profunda com nós mesmos, aquela vozinha interna e dominante é capaz de nos orientar e nos guiar.
Racionalidade somada a emoção cria possibilidades
Criamos a concepção de que a racionalidade anda separada das emoções, porém, ao unir nossa inteligência com nossos sentimentos e fazê-los trabalhar em conjunto, as possibilidades se fazem.
São forças opostas que se complementam, capazes de nos ajudar a encontrar o equilíbrio e centralizar nosso poder mental.
Se vivemos distantes do que desejamos, por exemplo, seja na vida pessoal ou profissional – por não saber por onde começar – é possível encontrar respostas interiores. E não tenha dúvida de que tudo depende da forma como vemos as coisas.
Yoga é união
Essa é a intenção da prática de Yoga: unir. Somos a união dos nossos pensamentos e emoções, e podemos viver em coerência com nossas atitudes.
A perspectiva que olhamos para o que acontece em nossa vida faz toda a diferença para a busca de resultados. E só nós podemos iniciar uma mudança interna verdadeira.
Achamos que fatores externos influenciam no efeito que cada situação exerce sobre nós, mas a verdade é que a forma como encaramos é que pode determinar esses efeitos. Toda experiência vista sob nova ótica tem outro lado, principalmente quando olhamos de dentro pra fora. Isso muda completamente.
Essa é a intenção da prática de Yoga: perceber a si mesmo, compreender o quanto nos deixamos influenciar pelo externo, e onde está nossa capacidade de retomar nossa consciência.
Eu interior
A mudança está na forma como direcionamos o pensamento
Para uma mudança realmente transcendental – aquela que supera e vai além dos nossos limites – é preciso entender que ninguém pode dar aquilo que não tem.
É preciso muito foco e perseverança para transformar a própria vida e a percepção de si mesmo, para então poder contribuir com o mundo. Isso só é possível se mudarmos nosso mindset e suspendermos a noção de certo e errado.
Algumas dicas para a mudança de mentalidade:
Criar novas percepções: buscar novas perspectivas para então se abrir à transformação. Assim, seremos capazes de nos conectar verdadeiramente com a busca. Trabalhar nossa capacidade de olhar possibilidades pode colaborar para sentir uma mudança no processo e imergir num novo mundo;
Deixar para trás crenças e comportamentos que nos limitam: O apego e a limitação não nos permitem evoluir. É uma mudança profunda, que acontece de dentro para fora. E deve ser sentida na prática. Sempre que sentir algo que bloqueie oportunidades, lembre-se da busca. Os movimentos durante a prática de Yoga ajudam nessa liberação, onde a flexibilidade mental e corporal pode ser sentida.
Mudar a forma como lidamos com nossos problemas: Isso nos atinge diretamente. E se decidirmos lidar negativamente e colocar um peso maior do que as coisas realmente possuem, criaremos um impedimento para seguir em frente. Substitua a palavra problemas para questões. Dessa forma é possível buscar respostas para cada uma que se aproxima.
Conhecer nossa essência para mudar hábitos: É fácil praticar a auto-sabotagem, achar que as coisas sempre dão errado, criar obstáculos e ver o copo meio vazio. É crucial entender o que faz parte da nossa essência e ter esforço para mudar. Nosso eu interior é capaz de mudar tudo.
Que tal transformar seus sonhos em realidade?
“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.” – Platão
Comentários